Em um mundo altamente competitivo e em rápida mudança, gestores e colaboradores estão sempre em busca de melhor desempenho e posicionamento no mercado. Por isso, é fundamental estabelecer uma cultura de alto desempenho.

Entretanto esse processo é complexo e cheio de desafios. Além disso, poucas pessoas entendem a importância da cultura para uma empresa forte e em crescimento exponencial. Superar a lacuna entre as necessidades e entender a importância da cultura para os resultados exige muito trabalho! 

Deseja aprender mais sobre o que é uma cultura de alto desempenho no comércio varejista e como implementá-la na sua empresa? Confira!

O primeiro pronto nessa perspectiva é o que é uma cultura de alto desempenho, assim, uma cultura de desempenho é uma série de comportamentos que permitem a uma empresa atingir altos resultados, ao mesmo tempo, contribuindo para crescer de forma contínua.

As empresas que desejam crescer, obter reconhecimento no mercado (satisfação de clientes) e reter talentos devem ver a cultura como um meio de atingir padrões de excelência, podendo criar verdadeiros fãs da marca. 

 

Os benefícios de uma cultura de alta performance.

Em um mundo de grandes quantidades de informações, vemos uma demanda crescente por velocidade, inovação, integração, customização, marca forte e aprendizado contínuo. A era exponencial requer resposta mais rápida, colaboração, personalização, metas e aprendizado rápido de nós. Claro, sobreviver nesta situação é um grande desafio. Portanto, a posição estratégica da empresa preparada, incluindo sua cultura, está cada vez mais elevada. Alguns dos maiores benefícios de uma cultura de alto desempenho são:

  • Autonomia
  • Fortalecimento da liderança
  • Crescimento organizacional
  • Aumento na retenção de talentos
  • Melhoria de produtos e serviços
  • Posicionamento de mercado

Para as empresas que desejam superar as dificuldades dessa realidade e alcançar sucesso por meio de resultados extraordinários, esses pontos são basicamente indispensáveis.

No entanto, para que isso seja possível, devemos primeiro nos concentrar na construção cultural. Afinal, não existe um modelo “correto”, mas um modelo eficaz baseado nos objetivos de cada organização.

 

Como construir uma cultura de alta performance?

Pode parecer uma frustração construir uma cultura do zero, mas acredite em mim, vale a pena dedicar um momento especial para isso!

A primeira coisa a entender é que a cultura de alto desempenho está totalmente relacionada à cultura de liderança. Os líderes são responsáveis ​​por formular estratégias, e este é o suporte da cultura. É como um ciclo: a liderança cria cultura e a cultura determina a liderança. Para maior clareza, usarei o exemplo da Riachuelo, cujo objetivo é:

“Proporcionar, a cada vez mais pessoas, as condições de se expressar através da moda.”.

Para isso, a empresa carece de pessoas engajadas e disruptivas e a cultura foi desenhada de acordo com essas necessidades e estratégias, prezando por competências como pela criatividade, autonomia e compartilhamento de informações.

Mas isso é o que funciona para a Riachuelo. Assim, para que você consiga definir a sua, aqui vão 5 passos que vão facilitar esse processo:

Passo 1: Comece pela estratégia

Já sabemos que uma cultura de alta performance está atrelada às competências necessárias para que as estratégias do negócio sejam realizadas. Assim sendo, comece com metas e objetivos claros. Especialmente em um varejo dinâmico, mais ágeis e competitivo, é importante entender alguns pontos, tais como: O que sua empresa deseja alcançar? Quais os recursos que líderes e colaboradores precisam para isso? Quais competências devem desenvolver?

Passo 2: Fortaleça a liderança

Desenvolver uma liderança forte é essencial para alinhá-los com uma atuação congruente, engajando colaboradores, criando relações de confiança, elevando a performance e desenvolvendo sucessores. 

Para isso, treinar e desenvolver são passos essenciais para que líderes saibam assumir responsabilidades e tomar decisões a fim de aumentar o desempenho da equipe.

Passo 3: Defina metas inteligentes

Metas viáveis e realistas são uma excelente forma de motivar a equipe a entregar resultados extraordinários e cada vez mais melhores. Além disso, as metas são uma maneira de envolver todos por um objetivo comum, o que reforça a cultura. (Já escrevemos um artigo sobre metas nteligentes)

Passo 4: Fomente a comunicação 

A comunicação traz força e unidade para a cultura da empresa. São nos momentos de troca que as pessoas entendem seus pontos fortes e de melhoria, onde devem colocar energia e tiram suas dúvidas.

Feedbacks constantes são uma excelente ferramenta para alinhar as expectativas, desenvolver pessoas, compartilhar ideias e estabelecer relações de confiança.

Passo 5: Potencialize a equipe

Para que seu time possa performar melhor, é necessário que tenham as competências e recursos claros para que isso seja possível. Assim, potencialize o desempenho por meio de desenvolvimento e treinamento para as equipes, de acordo com suas necessidades. Além de saberem a importância dessa cultura, saberão como podem atuar de forma mais assertiva. 

 

Por fim, ao longo do artigo, falamos sobre a importância da cultura de alta performance e como implementá-la é um pilar para aumentar o desempenho da sua empresa. E o que você, pode levar disso tudo?

Que negligenciar a cultura contribui para baixa motivação, performance  e insuficientes para garantir o crescimento da sua empresa.

Ao mesmo tempo, a cultura deve ser vivenciada na prática a partir de valores e ações do dia a dia, e não ser apenas uma frase destacada na parede. A cultura da sua organização é a base para que sua estratégia seja alcançada.

Quer receber conteúdos exclusivos?















Entre em contato com os nossos consultores e entenda como potencializar os resultados de sua loja.

ENVIAR
close-link
× Como posso ajudar?