O mercado está aquecido e a concorrência não perdoa — há muita oferta de trabalho e é preciso competir com empresas grandes e pequenas, brasileiras e internacionais, pelos melhores talentos.

O processo de encontrar, contratar e desenvolver um colaborador hoje se parece mais a um processo de vendas. Só que, em vez de um produto, vendemos um sonho;

Em vez de investirem dinheiro, eles investem o que eles têm de mais precioso: tempo.

  

Nós da Geração f5 acreditamos em um método, um processo, um sistema, um fluxo bem organizado que usamos como uma bússola na hora de atrair e reter pessoas para sua empresa.

O método se chama MÁQUINA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, como o próprio nome sugere, se baseia na construção de uma máquina para garimpar e reter talentos.

Primeiramente, devemos entender que seu negócio precisa de maneira interrupta garimpar e reter bons profissionais. No mercado de trabalho atual, excelentes profissionais são verdadeiras pedras preciosas, raros e difícil de encontrar, portanto, essas joias precisam ser constantemente procuradas e retidas.

 Assim, em uma visão macro, a Máquina de Recrutamento e Seleção está organizados em  2 grandes módulos: Garimpando e Retendo que são constituídos de 6 pontos (Atração, Recrutamento, Seleção, Treinamento, Desenvolvimento e Retenção).

Todas essas etapas têm uma influência decisiva nas etapas subsequentes, ou seja: empresas pouco atraentes encontrarão dificuldades no recrutamento e essa ineficiência afetará seriamente a qualidade da seleção. Enfim, se o seu negócio não retém talentos perdem seu potencial de atração e assim por diante.

 

Atração:

 

Atração é o ato de atrair. Neste caso, atrair os melhores talentos do mercado para o seu negócio. Isto significa ser admirado, cobiçado aos olhos do mercado de trabalho como um excelente ambiente para se trabalhar. Hoje, o processo de atração ocorre simultaneamente: a empresa quer o melhor talento e o talento quer a melhor empresa.

 

Como atrair

 

É importante observar que, mesmo que seu negócio seja muito atraente, ele pode não ser capaz de atrair os melhores talentos do mercado. Isso acontece quando as etapas de treinamento, desenvolvimento e retenção são concluídas de maneira eficaz, mas o mercado de trabalho desconhece as vantagens dessas empresas. É fundamental disseminar boas práticas para tornar seu negócio um local de trabalho ideal.

 

Recrutamento:  

 

O que defendemos na Geração f5 é que o recrutamento deve ser permanente, ou seja, realizado independentemente da existência ou não de vagas de trabalho a serem preenchidas no seu negócio. Assim, recrutar passa a ser uma tarefa contínua para a gestão da sua empresa, tanto quanto comprar ou vender. Em resumo essa etapa está dívida em três passos:

 

Passo 1: Anúncio;

Passo 2: Preenchimento da ficha de solicitação de emprego;

Passo 3: Triagem de candidatos.

 

Mas, qual a vantagem de um recrutamento permanente?  

– O seu time percebe que sempre tem alguém pronto para preencher uma eventual vaga;

– Não precisa adiar demissões por não ter substitutos;

– Banco de dados atualizado;

– Não tendo correria podemos ser mais seletivos.

Seleção:

Seleção de pessoal é um processo (conjunto de etapas) pelo qual a empresa escolhe, a partir de critérios e objetivos bem definidos, os candidatos que melhor se ajustam às necessidades do cargo e aos valores da empresa.

Pode estar divido em 5 passos:

  1. Entrevista em grupo; (contínuo)
  2. Entrevista em individual; (quando necessário preenchimento de vagas)
  3. Tomada de referência;
  4. Entrevista psicológica;
  5. Comitê de seleção

Acreditamos em vários benefícios para esses 5 passos,

– O candidato aprovado tem a sua autoestima revigorada já que foi o vitorioso do processo seletivo;

– Transmite ao candidato profissionalismo, fazendo com que inconscientemente perceba que para permanecer nesta empresa precisará também ser muito profissional;

– Maior retenção de talentos;

Já para reter os talentos é necessário treinar, desenvolver e adotar boas práticas de retenção.

Treinamento:

O treinamento de integração e a recepção dos funcionários no primeiro dia de trabalho são um dos fatores que determinam o sucesso ou o fracasso do contrato; portanto, o contrato deve ser realizado com entusiasmo e rigor, sem exceção. 

Benefícios desta etapa: O seu negócio tem a garantia de transmitir ao colaborador o funcionamento, as normas e os principais procedimentos que garantam a continuidade do trabalho, ao mesmo tempo o colaborador conhece a rotina de trabalho que terá que se adaptar e os procedimentos que deverá cumprir, sabendo claramente o que a empresa espera dele, o que gera maior tranquilidade para desempenhar o seu papel.

Fundamental, proporciona o alinhamento de expectativas para ambas as partes, com isso se evita possíveis descontentamentos por falta de clareza ou ruídos de comunicação. (Princípio de Dar e receber).

Desenvolvimento:

Entende-se desenvolvimento como qualquer prática organizacional destinada a fazer com que os funcionários se desenvolvam e amadureçam no sentido mais amplo.

Diferentemente de treinamento, que se encarrega de alcançar conhecimento técnico/profissional, aprimorar habilidades e despertar competências, o desenvolvimento se atém tão somente a meios e formas que possibilitem o colaborador transformar-se e crescer como ser humano –  visão sistêmica do mundo e dos relacionamentos, autoliderança, protagonista da sua carreira.

Retenção:

Essa é uma série de ações adotadas pela empresa para torná-la um local de trabalho ideal e, em seguida, reter os melhores talentos da empresa pelo maior tempo possível e ainda mais participação, investimento e senso de realização.

Assim, a Máquina de Recrutamento e Seleção da Geração f5 fornece recursos particularmente práticos e viáveis ​​- para que os líderes do seu negócio cumpram suas responsabilidades como responsáveis pelo desenvolvimento humano, identifiquem talentos em potencial no mercado de talentos que sejam consistentes com os valores e objetivos da sua empresa.

Assim consegue transmitir regras transparentes, ambiente de trabalho ético, respeitoso, ofertar treinamento que atenda aos requisitos do trabalho, perspectivas de crescimento e remuneração justa.

Ficou com dúvidas? Quer saber mais? Entre em contato conosco pelas redes sociais, ficaremos felizes em te ajudar.

 

https://www.instagram.com/geracaof5_/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

× Como posso ajudar?