A descrição de cargos é um processo que detalha todas as posições dentro de uma organização. Podemos dizer que é um registro escrito que serve para formalizar as atribuições dos cargos existentes em uma empresa.

A descrição de cargos deve ser dinâmica, com possibilidade de revisão de tempos em tempos, para que contemple a mudança das necessidades de uma companhia.

Agora, nas empresas do varejo que atuamos, normalmente, algumas não possuem o modelo deste documento. Outras que utilizam esse documento, repetidamente, só atualizam e utilizam a descrição de cargo no processo de recrutamento e seleção quando o RH os obriga.
Acreditamos que esse documento auxilia e muito o gestor em analisar as competências, habilidades e mapear as metas e objetivos de cada membro do seu time, ou seja, ter claro um planejamento estratégico de pessoas.

Assim, com base nesse documento, a Geração f5, incentiva os gestores a construírem o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), com objetivo de alinhar expectativas do gestor com o time e vice-versa, isso tudo de forma dinâmica, com possibilidade de revisão de tempos em tempos, para que contemple a mudança das necessidades do seu negócio.

 

Baixe o arquivo chamado Matriz de Competências v1 no botão abaixo:

Quer receber conteúdos exclusivos?















Como montar descrições de cargos para a minha loja

Chegou o momento de montar a descrição de cargos, sabemos que existem diversos modelos de descrições de cargos, que podem ser aplicados aos mais variados tipos de negócios, desde um pequeno comércio que utiliza este documento para diferenciar, por exemplo, o perfil de seus vendedores e de seu gerente, até uma grande corporação que mantém todas as descrições de sua estrutura para auditorias, avaliações de orçamento, entre outros.

Recomenda-se que a descrição de cargos deve ser preenchida pelo profissional que atua no dia a dia daquela função, ou seja, se você é dono de um restaurante e está criando uma descrição para seu gerente, peça para que ele descreva suas funções. Desta forma, você terá um documento que, de fato, espelha a realidade daquele profissional.

Como já disponibilizamos no e-book, aqui nesse momento, vamos disponibilizar um arquivo gratuito para você baixar com alguns exemplos.

 

O que fazemos com base nas descrições de cargos na Geração f5

Na Geração f5, um dos princípios é:
As pessoas só se comprometem com aquilo que elas entendem

Como assim? Pense para o líder, gerente, supervisor, como direcionar tarefas se não sabe exatamente quais são as atividades esperadas do cargo? Ou ainda, para o especialista em vendas, como desempenhar bem suas funções se não sabe o que se espera delas?

Mais do que isso, Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger que após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, deixa claro qual é o seu papel dentro da do sistema (empresa) que atua. Uma ferramenta para isso é a descrição de cargos.

Por fim, entender qual o seu papel, função ou cargo é fundamental para gerar comprometimentos, isso ajuda o colaborador a manter seu foco e, consequentemente, atingir os resultados desejados.

Entre em contato com os nossos consultores e entenda como potencializar os resultados de sua loja.

ENVIAR
close-link
× Como posso ajudar?