Conheça os canais de relacionamento com clientes mais utilizados por lojas físicas neste momento de grandes mudanças.

 

O que é um canal de relacionamento?

Aqui estamos falando de toda e qualquer ferramenta que permita uma comunicação bilateral, ou seja, você consegue falar com o cliente e o cliente também consegue falar com você. Seja por telefone, e-mail, redes sociais, whatsapp, SAC, reclame aqui. Onde podem serem feitas as vendas, suportes, sugestões, reclamações e qualquer troca de informação.

Isso me lembra a importância de um outro conceito que falamos em outro post do nosso blog, o retailment, que se se baseia na experiência do cliente através dos canais de comunicação.

Qual a importância de escolher bons canais para se relacionar com os clientes?

Por muito tempo as empresas fazia muito contato com o cliente, mas não paravam para ouvi-los. Como a mudança de comportamento dos clientes e com a digitalização dos negócios, é cada vez mais comum dar voz aos clientes de uma forma bem estratégia, pois como falamos na Geração f5, os clientes são os chefes, ele ditam o que funciona e o que não. Então não se limite ao mais tradicional (e-mail, telefone, site…)

 

Quais principais canais posso escolher para minha loja física?

Redes sociais

Muitas lojas fisicas não tinham facebook, instagram e se viram na obrigação de fazer para que conseguisse continuar divulgando seus produtos e comercializando.

 

É uma das possibilidades que mais se aproxima dos clientes, pois passamos muito tempo conectados. Segundo dados de pesquisa realizada pela GlobalWebIndex de Londres, os brasileiros passaram 225 minutos por dia em média nas redes sociais (dados de 2019). Muito provável que isto tenha aumentado com o isolamento social.

 

São excelentes ferramentas para  compartilhar a rotina da empresa, novas campanhas, novidades de produtos, conteúdos de interesse dos seus clientes. O interessante é se manter humanizado nas redes sociais. Lembre-se: Pessoas se conectam com pessoas.

 

Escolha as redes sociais que o seu público mais utiliza e foque bastante nelas.

 

As mais usadas são:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Tik Tok
  • LinkedIn

Email

Muitas pessoas, principalmente empresários se questionam: “Email ainda dá resultado?”

Bem, a resposta para isso é sim, email marketing ainda dá resultado, mas isso vai depender muito do quê você manda e de que forma faz isso.

 

Ele é um dos canais mais utilizados, sendo fácil de mensurar seus resultados, sem ser invasivo, pois dá a liberdade de o cliente abrir o email e/ou responder a qualquer momento.

 

Para obter sucesso nos seus e mails sua comunicação deve ser bem clara e muito bem alinhada com as necessidades das pessoas que estão recebendo.

 

Pensa só de nada adianta em receber email com promoções de carros se eu acabei de comprar uma carro zero, mas será que um email com informações de como manter meu carro com aparência de novo ou sobre a importância de fazer um seguro não seria interessantes? 

 

Pois é, como o canal não serve só para venda, nada impede que você mande informações importantes para que seu cliente mantenha-se próximo e veja você como uma referência no que faz.

 

Telefone

 

Por mais que tenhamos formas mais atuais de manter um bom relacionamento com o cliente, o telefone não pode ser negligenciado. Pois dependendo do caso e da facilidade do contato, esta pode ser a preferência dos cliente, isso pode variar de acordo com a faixa etária dos compradores.

 

Whatsapp Business

 

Essa versão do whatsapp traz outras funcionalidades bem interessantes para serem utilizadas por empresas, principalmente para o comércio.

 

As vantagens de mudar para o Business:

 

  • Você pode cadastrar todas as informações comerciais como perfil do Whatsapp;
  • Incluir a localização da sua empresa;
  • Montar catálogo de produtos;
  • Programação de mensagens automáticas;
  • Cadastro de respostas rápidas
  • Etiquetas para organizar as conversas em categorias;
  • Fazer anuncio no facebook e instagram e direcionar para uma conversa de whatsapp.

Autor: Diego Fernandes

 

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