Varejo e entretenimento 

Um conceito que traduz um movimento atual no varejo, o de levar entretenimento e experiência de qualidade à loja física, assim chama-se Retailment, a soma das palavras retail com entertainment.

Quando você entende o contexto de que pode comprar em qualquer lugar e de qualquer forma, o Retailment começa a fazer sentido. É a oportunidade do seu negócio contar sua história, apoiar causas e atrair uma comunidade cada vez maior de embaixadores da marca. Vender não diz mais respeito a apenas convencer, mas a educar o consumidor sobre possibilidades do que ele está comprando. 

Em atendimento a um grupo de gestores, abordamos o conceito e afirmamos: “é o fim da loja física chata, sem interação, sem experiências e sem conteúdo. Temos que pensar que  seus negócios se baseiam em serviços e, portanto, a marca precisa oferecer muitos deles na loja”.

 O ponto de venda

 

É fundamental pensar em ambientes que sejam acolhedores, confortáveis para o consumidor estar, passear, aprender e conhecer o produto antes de efetuar a compra (a qual pode ser concretizada em casa, pela internet).

Conceito explicado, vamos para três bons exemplos de como fazer o Retailment funcionar. 

O primeiro é brasileiro, algum tempo atrás assistindo o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, descobrimos o The Burger Store, primeiro empório do Brasil dedicado exclusivamente ao hambúrguer! E a gente tá falando de tudo, tudo mesmo, pra que você possa criar hambúrgueres perfeitos para todas as ocasiões.

 

No andar térreo do empório além de uma infinidade de insumos como pão, carne, queijo, bacon, molhos e rubs exclusivos, entradas e acompanhamentos, possuem acessórios e utensílios como aros, espátulas e abafadores para ajudar na produção dos burgers, além de itens de moda e decoração. Além disso possuem um time de especialistas em hambúrguer prontos para ajudar na seleção dos melhores ingredientes para cada ocasião, te guiando por todas as áreas até chegar no açougue, a estrela da casa. É lá que você vai escolher seu blend entre as várias opções pensadas por nós, e a gente mói e molda na hora, a seu gosto.

 

No segundo andar do empório fica a área de experiências, aprendizado e degustações. Este espaço é dedicado a cursos, treinamentos e eventos para os amantes de hambúrguer, sejam os chapeiros de fim de semana, as equipes de hamburguerias e até para quem quer empreender no ramo.

Quer saber mais, assista a reportagem que assistimos lá em 2018 sobre a The Burger Store (https://globoplay.globo.com/v/7117955/)

2 imagens aqui

Atendimento ao cliente

O segundo exemplo de Retailment vem da Apple Store da Quinta Avenida, que se tornou o cenário ideal para que os clientes possam descobrir e experimentar os mais novos produtos Apple.

A marca possui dois programas. O ‘Genius Bar’ – em que o cliente marca um horário com um profissional que poderá ensiná-lo a usar os gadgets da marca – e o ‘Today at Apple’ – uma programação extensa de cursos sobre como fotografar, como fazer produção musical, design gráfico etc. Ou seja, aulas sobre tudo o que é possível fazer com os produtos, levando educação e mais referências aos clientes e novos consumidores.

A loja continua sendo a única Apple Store aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano, e conta com uma equipe de 900 funcionários, que falam mais de 30 idiomas, no esquema One to One (um vendedor para um cliente, nunca dois).

imagens aqui apple story

 

Importância da satisfação do cliente

Por último, vamos observar um cliente da Geração f5, aqui em Santa Maria (RS). Encontramos a Mais Viva Pharma, carinhosamente chamada de “+VIVA”, que oferece tratamentos personalizados com prescrição de fitoterápicos, nutracêuticos, cosméticos, cosmecêuticos, alimentos a granel, alimentos funcionais, chás, filmes orodispersíveis, medicamentos manipulados e itens de decoração.

No andar superior há uma equipe especializada na preparação das formulações em nossa farmácia de manipulação que usa matérias primas de qualidade e com alta tecnologia e equipamentos de última geração. Quando vamos ao andar inferior, encontramos um auditório com um espaço gourmet, onde é oferecido inúmeros cursos, workshops, degustações.   

A +VIVA busca, através da atenção farmacêutica personalizada, entender e atender a necessidade do cliente a fim de entregar resultado de fórmulas seguras e eficazes em medicamentos, cosméticos e nutracêuticos.

Imagens mais viva

Por fim, ainda nesse caminho, o famoso ROI (Retorno sobre Investimento) é sendo substituído pelo ROX (Retorno sobre a Experiência) para acompanhar a mudança de hábitos dos consumidores, que não têm mais interesse apenas no produto, mas na experiência que uma marca ou produto pode proporcionar.

 

Autor: Marcos Celeprin
Designed by mrsiraphol / Freepik

 

Fontes: MAURICIO QUEIROZ (CEO da Maurício Queiroz Design de Consumo),  Revista Isto é Dinheiro

 

Posts que você pode gostar também:

× Como posso ajudar?