Os squads surgiram na busca por um modelo que alocasse de maneira ágil e eficiente os recursos de uma empresa. Ele aproveita ao máximo os talentos individuais dos seus integrantes em direção à um objetivo em comum.

 

 Desenvolvido pela Spotfiy, e utilizado na empresa ainda hoje, os squads são como mini-startups dentro da empresa. Ou seja, times multidisciplinares com expertises funcionais diferentes trabalhando por um mesmo objetivo.

 

 O termo surgiu do conceito militar de esquadrão, onde um time de soldados com habilidades diferentes é encarregado de cumprir missões do início ao fim.

 

 Em uma empresa, os squads operam como times autônomos. Com cerca de 3 a 10 integrantes, eles podem ser maiores de acordo com o projeto. Assim, utilizando metodologias ágeis como scrum ou kanban, eles são responsáveis por todos os aspectos de um certo projeto ou aspecto de um produto ou serviço.

 

 Os squads tem acesso direto às partes interessadas. Contudo, eles não possuem um líder. A responsabilidade da completude do projeto é igualmente de todos, havendo apenas uma figura de coordenação.

 

 Ele é responsável por direcionar os esforços do time e ser um porta-voz perante a diretoria. Nas metodologias ágeis, ele corresponde a figura do Product Owner.

Quer receber conteúdos exclusivos?















Squads  são como mini-startups dentro da empresa. Ou seja, times multidisciplinares com expertises funcionais diferentes trabalhando por um mesmo objetivo.

Entre em contato com os nossos consultores e entenda como potencializar os resultados de sua loja.

ENVIAR
close-link
× Como posso ajudar?