E Agora?

Todos os dias chegando mercadorias e os clientes sumiram! Estoque lotado, mas os clientes não encontram o que querem na minha loja! Constantemente encontro itens vencidos no estoque! Não sei ao certo quais são os produtos que tenho guardado! Muitos produtos sem vendas a mais de um mês!

Seu Estoque Vale Ouro

Se sua empresa trabalha com vendas de produtos em qualquer área de atuação, a gerência do seu estoque é essencial para evitar desperdícios causados pela escassez ou acúmulo de produtos. O estoque é um dos primeiros investimentos que você faz no seu negócio, além de fazer parte da estrutura de capital de giro ele é um item fundamental para fidelização de clientes. Então sempre que olhar para essa parte da sua empresa enxergue o seu dinheiro, o seu tempo e o seu planejamento lá. Com uma gestão de estoque efetiva é possível controlar tudo que entra e sai do seu negócio, quais os materiais estão sobrando e quais precisam ser repostos. Essas informações conseguem se transformar em dados muito valiosos para alimentar seus recursos de tomadas de decisões e alavancar as suas vendas e se manter competitivo no mercado.

Se você não sabe por onde começar ou está em dúvidas se as coisas estão funcionando bem por aí, este artigo chegou em boa hora! Confira a seguir algumas sugestões de ferramentas e conceitos sobre o tema e saia na frente quando o assunto for organização e controle de estoque.

“ Estoque parado é dinheiro parado, pior ainda: O seu dinheiro parado!”

Metodologia Sugerida para Gestão de Estoque: CURVA ABC

A Curva ABC é uma metodologia que permite o posicionamento das informações quanto ao seu grau de importância, considerando sua quantidade de venda. A ferramenta é muito utilizada para o controle de estoque de empresas, mas também pode ser aplicada para organizar processos internos de um negócio, classificar clientes de acordo com o seu poder de compra, dentre outras possibilidades. Para que seja possível obter essas informações, essa técnica utiliza regra do 80/20, ou seja, 80% dos resultados obtidos são decorrentes de 20% dos esforços empreendidos, como é possível observar na imagem a seguir:

Curva ABC para Gestão de Estoque

Como Fazer a Curva ABC no Excel?

Existem diversas formas de se aplicar a Curva ABC no seu negócio, dentre elas a seguir está o passo-a-passo usando o Excel:

1. Listando os produtos do seu estoque

O primeiro passo é listar os produtos do seu estoque, reunindo o máximo de informações sobre os itens avaliados, como por exemplo:

  • Descrição da mercadoria
  • Valor unitário do produto;
  • Quantidade vendida em um determinado período;
  • Valor total da venda do item.

Em seguida, essas informações podem ser disponibilizadas na planilha de Excel ou em uma plataforma digital, como um ERP, um sistema de gestão integrado.

2. Calcule a representatividade da mercadoria no total de vendas

Catalogados os produtos, você deve calcular a representatividade do item nas vendas da sua empresa. Para isso, basta dividir o total de mercadorias do seu negócio pelo total de vendas obtidas em um determinado período.

Por exemplo, vamos supor que você teve um faturamento de R$ 100 em 30 dias. Se em um mês foram vendidas 5 unidades de um determinado produto a R$ 3, totalizando R$ 30, o valor da representatividade do item analisado em sua empresa é de 0.3%.

3. Faça a classificação em A, B ou C

Feito o cálculo da representatividade de todos os produtos da sua empresa, chegou a hora de classificá-los na Curva ABC. Em sua tabela, selecione quais são as mercadorias que, juntas, representam mais de 80% do faturamento da empresa. Estas devem ser classificadas na curva A. Já os itens B e C devem ser categorizados de acordo com a expressividade dos resultados na tabela. Sendo B, que totalizam 15% do total de vendas, e C, 5%.

4. Organize os seus produtos

Agora é o momento de organizar os seus produtos no estoque. Geralmente, itens classificados como A e B devem ser armazenados, sendo esse último na menor quantidade possível para evitar estoque parado. Já as mercadorias de categoria C requerem atenção. Aqui, é importante analisar se ainda faz sentido manter esse item em seu catálogo de vendas, se é possível oferecer uma alternativa ao produto etc.

É Bom Saber Também:

1. Controle do volume de compras

Uma boa ideia para melhorar o gerenciamento de estoque é trabalhar com um processo mais enxuto de armazenamento. Trata-se de, no momento de solicitar produtos ao fornecedor, levar em conta o volume de vendas daquele item e, então, não pedir unidades em excesso. Os dados obtidos com a curva ABC são valiosíssimos nesse quesito. O objetivo é que o estoque seja ocupado por produtos que, em sua maioria, serão vendidos em determinado período de tempo, até o próximo pedido. Além disso, com mais controle sobre as unidades recebidas, você pode ter alguns detalhes a mais a respeito das variações de venda de um ou outro produto. Com isso, poderá estruturar planos de sazonalidade ou entender melhor momentos em que uma ou outra venda cairá, facilitando a compra com o seu fornecedor.

2. Balanços periódicos para um gerenciamento de estoque mais preciso

Se se você ainda não faz isso, pode estar perdendo ótimas oportunidades de melhorar o gerenciamento de estoque em seu negócio. Defina uma periodicidade para verificar como andam as entradas e saídas dos seus produtos, bem como registrar as quantidades. Caso seja possível, faça um pequeno inventário, para se certificar se as informações que você possui a respeito do seu estoque são fieis a realidade e verificar de perto as condições que esses produtos estão sendo armazenados. É possível realizar o inventário de itens específicos, por amostragem, ou em caso de insegurança com as informações atuais, mobilizar a equipe e inventariar todo o estoque. O inventário de loja é um processo fundamental para o seu negócio. Por meio dessa atividade todos os produtos presentes no estabelecimento serão contados, favorecendo um bom controle de estoque, evitando problemas no estoque e reduzindo o risco de prejuízos, como perdas, possíveis furtos e rupturas. Para facilitar, você pode realizar esse balanço em turnos separados, destinando uma semana ao trabalho, por exemplo.

3. Qual o nível de estoque ideal?

Antes de mais nada, tenha em mente que o estoque em excesso não é bom para os seus negócios, já que significa que aquele produto não está tendo liquidez e você está perdendo dinheiro. Ao mesmo tempo, a falta de estoque também é um problema, pois faz com que você perca vendas e, consequentemente, dinheiro. É necessário calcular um estoque que seja coerente com o seu volume de vendas e com a disponibilidade do seu espaço físico e sua capacidade financeira. Por este motivo, é fundamental possuir as informações mais exatas possíveis sobre estoque, vendas e caixa. Nesse ponto cabe reforçar a importância de ter dados reais em seu estoque e o conhecimento da sua curva ABC.

4. Analise o tempo de vida de seu estoque e trate seus ISVs

Faça uma análise de seus produtos, e identifique os produtos que estão há mais tempo sem giro, sem vendas. Nesta hora é importante ser racional, não se apegue ao seu estoque. Havendo produtos que estão há muito tempo sem venda, faça uma promoção, conceda maiores descontos. Portanto, importante fazer o estoque girar e transformar em dinheiro, mesmo que infelizmente com uma margem menor. Segundo o Portal Sebrae, em média, uma mercadoria não deveria ficar mais do que 45 dias parada no estoque, passou deste tempo, pode estar gerando prejuízo. Essas mercadorias são conhecidas como ISV – Item sem Venda e precisam de um tratamento especial no espaço da sua loja, com um espaço de fácil visualização dos clientes, com itens que chame atenção ao seu preço e se possível o mais próximo possível aos caixas, pois impulsiona a tomada de decisão da compra.

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